sábado, 15 de outubro de 2011

COMO CATEQUISTA, SOMOS TODOS MISSIONÁRIOS?


A MISSÃO DA IGREJA É EVANGELIZAR
A palavra evangelizar resume toda a ação de Jesus. Evangelizar é fazer chegar a Boa Nova a todos. E a Boa Nova que Jesus anuncia é o Reino de Deus e a salvação para toda a humanidade". Evangelizar émissão primeira da Igreja, das nossas comunidade e da catequese.
Todos os cristãos são chamados a seguir aquilo que São Paulo diz: "Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho" (1Cor 9, 16).
A evangelização implica em quatro exigência:
Serviço como testemunho do amor gratuito de Deus para com cada pessoa humana. Somos Igreja servidora que vai ao encontro dos irmãos, especialmente dos pobres, pequenos e sofredores.
Diálogo como reconhecimento do valor do outro como pessoa humana. Ser evangelizador é cultivar no coração e nas atitudes de vida a capacidade de dialogar, de escutar, de acolher e de perceber os valores na outra pessoa e nas culturas.
Anúncio de Jesus Cristo e de seu Evangelho.
"Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulo. Batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,18-20).
Testemunho de vivência comunitária. Comunidades cristãs como sinal de Deus no mundo. As nossas comunidades eclesiais precisam ser acolhedoras, valorizando as pessoas e ajudando a integrar a fé e a vida. O testemunho de fraternidade, de vida, de esperança e de construção do Reino irradia no coração dos catequizandos.

CATEQUESE MISSIONÁRIA
dimensão missionária é parte integrante da catequese. Ela quer aprofundar a fé, formar comunidade cristã para o seguimento de Jesus Cristo e despertar a consciência de que todos somos responsáveis pela evangelização.

Que crê não pode deixar de testemunhar, de revelar e de anunciar Jesus Cristo. Neste sentido a catequese pode dar um passo importante: deixar de ser uma catequese passiva e receptora de conhecimentos para se tornar
uma catequese impulsionadora da dimensão missionária.

TODOS SOMOS MISSIONÁRIOS
Pelo batismo tornamo-nos missionários. Todos somos chamados à missão de evangelizar, de ir ao encontro do outro, de anunciar o Evangelho, de promover a justiça e de anunciar a vida que brota de Jesus Cristo.
A catequese é uma força evangelizadora em nossos comunidades. Envolve a família, os pais, jovens, crianças e comunidade. Onde a catequese é assumida com esmero, com investimento na formação de catequistas, na atualização do método e dos conteúdos, ela exerce uma missão fundamental na formação das comunidades e da evangelização.
Dom Juventino Kestering
Bispo de Rondonópolis - MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário