terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como você ve Deus????


Ontem esta pergunta aflorou em meus pensamentos depois que estive conversando com  uma senhora no meu trabalho, e é engracado como algo tão simples de repente se torna tão complexo, e talvez por isso muitos aproveitam da boa fé do nosso povo que ás vezes se demontra tão simples e fácil de ser ludibriado. Na verdade, esta senhora me dizia que não estava lendo a bíblia, pois sentia que era algo muito forte e que poderia levá-la a loucura e que este seu pensamento foi corroborado por certo pessoa que se dizia pregador da palavra de Deus. Até que ponto alguém pode chegar a ter medo de ler a palavra de Deus, e quando falou do livro de apocacalipse, ai foi que ela demontrou um medo maior. Aproveitei o momento e disse a ela que vejo Deus como a demontração pura do amor, da paciência e que na Bíblia era que tinhamos a prova de que ele age como um pai, sempre pronto a nos acolher e perdoar.

Mensagem:
"Como não ter Deus? com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um  milagre é possivel, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar, é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim dá certo . Mas, se não tem Deus, então, a gente não tem licença de coisa alguma!."(Guimarães Rosa).
Deus Trino e o homem: amigos e não rivais
Há muito, desde a modernidade, atravessando o século das luzes, o homem ocidental vive em guerra com Deus. A presença do último sufocaria a liberdade do primeiro. Não à toa, fez-se necessário decretar a morte cultural de Deus, uma vez que a crença nele não somente não deve mais inspirar a cultura, mas também a prática religiosa, e a ética decorrente dela deve se restringir ao âmbito privado.

Essa rivalidade entre o homem e Deus, além de outras razões, deve-se principalmente a uma interpretação errada daquilo que seria o próprio ser de Deus. O Deus revelado por Jesus Cristo não anseia roubar a liberdade humana, mas, ao contrário, deseja impulsioná-la, levando-a à sua plena realização.

Essa compreensão deficiente acerca de Deus encontra origem no fato de a divindade cristã ser, muitas vezes, confundida com o Deus das outras fés monoteístas. O Deus cristão, de fato, é um só. Porém, não é sinônimo de solidão, de um ser estático ou de um Deus desejoso de impor sua vontade, não cabendo ao homem outra atitude a não ser a submissão aos desígnios divinos.

O Deus cristão é uno na sua essência. Mas essa natureza divina está toda no Pai, no Filho Jesus e no Espírito Santo. Deus existe concretamente em três pessoas. E essa realidade constitui toda a novidade e o diferencial da mensagem cristã sobre Deus e, consequentemente, sobre o homem.

O Pai é aquele que, na Trindade das pessoas, dá tudo ao seu filho e o envia para a salvação da humanidade. Deus, o Pai, é para o homem modelo de doação total, de existência cujo sentido se encontra no movimento de sair de si mesmo e ver-se no outro.

O Filho Jesus Cristo, por outro lado, é a pessoa trinitária que tudo recebe do Pai, inclusive a missão de redimir a humanidade. E receber tudo exige docilidade, abertura, um amor acolhedor. O Deus Filho é, para a humanidade, referência de acolhimento ao amor do outro. Em um mundo carente do significado da gratuidade,
Jesus ensina que a arte de receber não desumaniza, mas torna o coração ainda mais livre.

O intercâmbio dessa relação de amor entre o Pai e o Filho se dá pela presença de uma terceira pessoa: o Espírito Santo. Deus-Espírito é aquela pessoa da Trindade que, na passividade de se deixar entregar, une Pai e Filho. Por isso, torna-se paradigma do amor discreto, cujo silêncio gera vida.

Eis o Deus cristão: um dinamismo de amor. E esse dinamismo convida o homem a construir sua vida em parceria com ele. Deus não é, portanto, rival do homem, mas seu amigo.

Quando o homem descobre a face do Deus Uno e Trino, descobre a verdadeira liberdade, pois aprende que os seus projetos somente serão plenos quando sua vida for total doação e abertura ao outro, no silêncio da entrega total a cada dia.
JOSÉ LUCIANO DUARTE
fonte

Um comentário:

  1. BOM DIA MANOEL!!! FELIZ DE VER SUA INSCRIÇÃO NO AMIGO SECRETO. SUA FRASE JÁ ESTÁ PUBLICADA LÁ NO BLOG DEPOIS VOCÊ DAR UMA CONFERIDA OK? MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS DEDICADAS A MINHA MÃE, GRAÇAS A DEUS AGORA ELA ESTÁ BEM MELHOR.

    ABRAÇO BEM FORTE E FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir