quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A FAMÍLIA MISSIONÁRIA


Cristo deixou-nos a ordem: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”. Somos enviados a proclamar a Palavra de Deus a todos os homens, universalidade esta marcada pelo horizonte próprio da evangelização.
A missão da Igreja expressa-se numa única palavra: “evangelizar”, isto é, anunciar a Boa Noticia de Jesus. Aqui esta radicada a “catolicidade” da Igreja: chegar aos confins da Terra. A missão evangelizadora da família cristã possui esta dimensão missionária católica. O sacramento do matrimônio renova nos cônjuges e pais cristãos o compromisso do batismo, tornando-o atual, na qualidade de testemunhas de Cristo e como verdadeiros e próprios missionários do amor e da vida.
O primeiro ambiente de evangelização é a própria família, a partir da qual auxiliam o crescimento espiritual dos outros e, por esse espírito missionário em seu próprio interior, a Igreja doméstica é chamada a ser sinal luminoso da presença de Cristo e de seu amor para as famílias que ainda não crêem e para as famílias que não vivem em coerência com a fé recebida. Com seu exemplo e seu testemunho, é chamada a iluminar os que buscam a verdade.
O testemunho deve constituir o primeiro meio pelo qual se proclama a Boa Nova.
Suponhamos uma família que, dentro da comunidade humana em que vive, manifeste sua capacidade de compreensão e de aceitação, em comunhão de vida e de destino com os demais; sua solidariedade nos esforços de todos, em tudo o que existe de nobre e bom. Suponhamos, ainda, que irradie de maneira simples e espontânea sua fé nos valores que vão além dos valores correntes, e sua esperança em algo que não se vê, e com o que nem se ousaria sonhar. Com esse testemunho sem palavras, essa família cristã suscita, em que contempla sua vida, interrogações irresistíveis: “Por que são assim?”; “Por que vivem dessa maneira?”; “O que ou quem os inspira?”; “Por que estão conosco?”. Pois bem, esse testemunho constitui já de per si uma proclamação silenciosa, e ao mesmo tempo muito clara e eficaz, da Boa Nova.
Assim como no começo do cristianismo havia um casal missionário, Áquila e Priscila (cf. At. 18, 2-3.18; RM 16, 3-5), existem também hoje muitos casais e famílias cristãs que são verdadeiramente missionários em seu lar, em seu ambiente, e alguns chegam até a deixar tudo, trasladando-se para outros lugares, a fim de anunciar o Evangelho, servindo ao homem por amor a Jesus Cristo. A família de vocês está convidada para esta missão, não esqueçam, pois, a graça que receberam para isso.
PARA O CASAL DIALOGAR
1.     Ansiamos por tornar Cristo conhecido? 
2.     Os demais nos vêem de maneira diferente porque Jesus vive em nosso lar? 
3.     O que podemos fazer para crescer como família missionária?

PARA ORAR JUNTOS
Senhor,
Queremos, como família,
Ser luz,
Ser uma presença tua no mundo,
Ser cristãos
Que questionam com seu testemunho.
Sabemos, Senhor,
Que muitos ainda não te conhecem,
Que outros te ignoram,
Que alguns são incoerentes
Com a fé que proclamam,
E por isso nós desejamos
Ser um evangelho vivente.
Estamos conscientes de nossa limitação,
Que pode dificultar o alcance do ideal,
Mas, com tua ajuda, tudo é possível.
Amém.
 Retirado do livro Crescer a dois, de Ricardo E. Facci - Paulinas

Um comentário:

  1. Linda oração!
    Colocar nossa família a serviço de Deus é a melhor escolha que podemos fazer!
    Abraços, com carinho

    ResponderExcluir