quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Onde está Deus?

- Onde está Deus? - perguntaram a um menino.

- Em meu coração, respondeu.

- Quem o pôs ali?

- A graça.

- Quem o pode expulsar dali?

- O pecado.

Estas respostas infantis, que revelam tanta simplicidade de espírito e inteligência, resumem uma grande verdade da doutrina cristã.


"A verdade - dizia o cardeal Mercier - é que Deus vive em nós... Muitas almas cristãs ignoram este mistério interior e passam toda a vida estranhas a ele. Persuadi-vos, pois, de que Deus não vos abandonará, até que, pelo pecado, o forceis a sair do vosso interior. Fazei atos de fé voluntários, explícitos, freqüentes nesta presença real e permanente de Deus dentro de vós mesmos. Não procureis a Deus, fora, mas lá dentro de vós, onde sofre as vossas dissipações e esquecimentos".

Já um sábio comentador lamentava semelhante omissão: - "Poucos homens apreciam o dom da graça no seu justo valor. Era preciso que cada um o admirasse respeitosamente em si mesmo. Assim os cristãos aprenderiam que são templos vivos, e que trazem o mesmo Deus em seus corações; que devem, por conseguinte, andar divinamente em sua presença e viver uma vida digna de tal hóspede, que os acompanha por toda a parte e em toda a parte os vê".

Ao padre Lacroix, um ateu, certa vez, perguntou ironicamente:

- Pode dizer-me, meu amigo, se Deus é grande ou pequeno?

- É grande e é pequeno - respondeu o padre,

- Como assim? Não entendo. Parece-me disparatada a resposta.

- Deus é grande - explicou o sacerdote - porque domina o céu e a sua grandeza ocupa o universo inteiro. É pequeno porque cabe dentro do meu coração.

Deus é a honra, a glória e a majestade; Deus é o império, dominação e soberania; Deus é a graça; luz, a formosura; Deus é a virtude, fortaleza e onipotência. Deus é todo bem e acima de tudo unicamente o bem.

Fonte: Lendas do Céu e da Terra; Malba Tahan.
Editora Record, 19ª Edição

Um comentário:

  1. Vc viu como as coisas de Deus são simples... e nós só fazemos complicar, não é mesmo! Gostei muito e com certeza vou usar...grande Abraço
    Imaculada

    ResponderExcluir