sábado, 2 de junho de 2012

DESFAZENDO UM EQUÍVOCO

Tempos atrás postei algumas fotos da visita que fizemos a igreja do Senhor do Bonfim em Salvador e disse que estavamos visitando o padroeiro da Bahia. Estava certo que esta informaçõa era verdadeira, porém recebi há poucos dias um comentário em que fui informado que na Bahia não temos padroeiro e sim uma padroeira que é Nossa Senhora da Conceição da Praia, comemorado no dia 08 de dezembro.
Pronto, desfiz o equívoco e aprendi algo importante referente a nossa cultura e peço desculpa a todos. No entanto, percebi que várias pessoas acham a mesma coisa, talvez pelo fato da festa da lavagem ser tão popularo e pela grande tradição dos baianos no tocante ao culto ao Senhor do Bonfim, principalmente a grande repercurssão que tem o seu hino, tão conhecido e tocado até no nosso carnaval (por isso é que nós bainos somos conhecidos como um povo profano). Agredeço a Ronaldo Torres que teve o cuidado de me passar esta informação. 
Já que tocamos no assunto, que tal falar sobre a fé do nosso povo.
Sinto que os baianos é um povo muito ligado a  religiosidade e querem viver sua fé de várias maneiras, talvez misturando as coisas, Não posso dizer se é certo ou errado viver este sincretismo. E como disse nosso poeta Gilberto Gil: "Andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar"
Óbvio que somos fruto de uma grande miscigenação cultural e por isso aprendemos a cultuar deuses africanos e também nossos santos catolicos, e percebo que para a grande maioria do nosso povo e completamente normal. Já ouvi falar de alguns padres que aceitavam que atabaques e cantos afros sejam tocados na missas. Eu mesmo não gostaria de ir nesta missa, pois prefiro viver apenas a minha fé católica. 
Não faço julgamentos, pois cada um tem o seu livre arbitrio e pode fazer dele o que bem quiser. Apenas peço que  todos vivam em paz e promovendo o bem de todos. O respeito acima de tudo para que possamos viver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário