quarta-feira, 25 de julho de 2012

NOSSOS AVÓS... NOSSA VIDA!

Dia dos avós. Pena que não tive a oportunidade de conviver com os meus avós. Lembro-me vagamente da minha vó materna, uma senhora de idade, doente e que já não estava com a plenitude de sua capacidade mental, tanto que me chamava de Valdomiro e esta sempre me pedindo para levar fogo para que ela pudesse acender o cachimbo. As lembranças são vagas. Já minhas filhas puderam e convivem ainda com a avó paterna e o avó materno. E peço sempre a elas que tenham muito carinho e respeito por eles, pois além de estarem com idade avançada, são pessoas que nos deram muito na vida, e merece que tenhamos muito paciência e consideração. Por que não tomar a bênção, já que para eles é tão importante (e elas são abençoadas, quer coisa melhor).
Certo que algumas pessoas acham que os avós mimam demais (é verdade mesmo), porém fazem por amor. É preciso que tenhamos calma e não privemos nossos filhos de ter este contato com seus avós.
Aqui presto uma homenagem a minha mãe, que é avó, bisavó e tenho certeza que guarda em seu coração muito carinho e amor para todos eles. 
E para completar, este texto muito bonito:
NOSSOS AVÓS... NOSSA VIDA!
26 DE JULHO – Dia dos Avós
Com certeza o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos,muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Origem do Dia dos Avós:
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Um dos grandes valores na formação dos filhos é o respeito pelas gerações anteriores à sua. Os filhos devem conhecer desde pequenos a importância de escutar os avós, somente a orientação de pessoas que já passaram pela mesma idade, que já percorreram o caminho que a criança apenas está iniciando, vai trazer a sabedoria necessária para que ela se torne uma pessoa íntegra e feliz.
Existem muitas maneiras de ajudar nossos filhos a aproveitar a convivência com os avós. Uma atividade familiar que pode ser muito divertida e instrutiva para toda a família é conhecer a história completa dos pais. Você pode criar um caderno com perguntas e espaços suficientes para que os avós respondam, descrevendo suas experiências e histórias, criando lembranças que durarão toda uma vida. Além disso, esta atividade terá um valor agregado: a família conhecerá suas origens, sendo esta uma fonte de conhecimento para entender quem somos e porque reagimos de determinada maneira.
Como os avós ajudam na educação dos netos?
Ser avô e avó é uma fase da vida que deve estar cheia de satisfações e diversão, especialmente quando não são os principais responsáveis pela educação das crianças. Hoje em dia, existem cada vez mais casais nos quais ambos trabalham fora de casa e desta maneira os avós voltam a ser os principais formadores de crianças, uma vez mais. Esta é uma tarefa importantíssima, no entanto, muito pesada, já que os avós não contam com a mesma energia dos tempos passados e, muitas vezes, a mesma autoridade.
Então, de acordo com o papel desempenhado na vida de seus netos, suas atividades e responsabilidades serão distintas. Se vêem os netos periodicamente, exclusivamente como visitas, o papel é claro: somos avós e, como tais, podemos dar caramelos e deixá-los dormir mais tempo do que o necessário. Mimá-los, em toda a extensão da palavra.
Porém se, diariamente, sua função é de criá-los enquanto seus filhos estão trabalhando, então os privilégios mudam. Os avós se tornam “pais secundários”, por este motivo a formação dos netos adquire um lugar prioritário em suas vidas e a disciplina e autoridade devem ser aplicadas, sendo mais esporádicos os “momentos divertidos”.
Esta responsabilidade traz consigo muitas “complicações”: o dilema de querer mimar o neto versus a necessidade de educá-lo adequadamente, o possível desacordo que possa existir entre a linha aplicada pelos pais do neto na educação do mesmo, o reconhecimento de que nossos projetos pessoais passam para um segundo plano.
É muito importante lembrar que primeiro estão as crianças e não nosso gosto por fazer o que queremos. Conhecendo o papel que jogamos na vida de nossos netos, saberemos a função que temos que desempenhar. Cabe a você, avô e avó escolher. Que função quero desempenhar na vida meus netos? Pare, pense e reflita, com certeza você terá uma resposta.
Nadine T. Pilotto Fabiani
Psicóloga CRP 07/13657

Nenhum comentário:

Postar um comentário