sábado, 21 de abril de 2012

O RIO E O OCEANO

Estou aqui de volta. Confesso que achei que não teria mais coragem de escrever algo aqui. É que as surpresas que Deus nos reserva ás vezes nos deixa completamente sem forças e coragem. Viver mudanças requerer muito de nós, principalmente muita fé e oração, e esses dois pilares que nós católicos precisamos para nos apoiar, hoje eu sei que na minha vida é algo bem primário, ou seja, tenho muito que caminhar para encontrá-los e conseguir fazer deles uma constante no meu dia a dia.
Tenho esperança que conseguirei. E enquanto isso vou me preparando para um momento muito especial para minha família que é a realização da primeira eucaristia da minha filha Alice no próximo dia 06 de maio.
A expectativa é dupla, pois além de ser um pai que verá sua filha receber o corpo de Cristo pela primeira vez, sou também um catequista que terei a oportunidade de ver aquelas crianças que acompanhei desde a primeira etapa da catequese chegar a este momento tão bonito para nós como família e como católicos.
E são esses momentos que fazem com que sintamos que Deus está presente e temos que procurar forças nele para atravessar os momentos difíceis de mudanças. É como este poema que trago a seguir:

Diz-se que,
mesmo antes de um rio cair no oceano
ele treme de medo.
Olha para trás,
para toda a jornada,
os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso
através das florestas,
através dos povoados,
e vê à sua frente
um oceano tão vasto
que entrar nele nada mais é
do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano
é que o medo desaparece.
Porque, apenas então,
o rio saberá que não se trata
de desaparecer no oceano.
Mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento
e por outro lado é renascimento.

( Autor desconhecido )

3 comentários:

  1. Caro Manoel, não sei o que se passa... mas, hoje lendo um livro de Fabio de Mello, li uma frase que serve para nossa vida... "NÃO É JUSTO QUE O SER HUMANO PASSE PELAS EXPERIÊNCIAS DE CALVÁRIOS SEM QUE DELAS NASÇAM EXPERIÊNCIAS DE RESSURREIÇÕES..."
    Se Deus nos permite passar por algumas situações, pode esperar que algum ensinamento virá...

    Viva com muita intensidade esse dois momentos, o da primeira Eucaristia de sua pequena e ver seus pequenos abeira-se da Eucaristia pela primeira vez... É muito gratificante!
    Deus te cuide sempre! força e coragem sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Manoel!
    Que Deus abençoe sempre a sua família!
    Uma feliz primeira eucaristia para sua filha e também toda a sua turminha!
    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Meu tio querido e meu compadre!
    Sei das suas preocupações e angústias, mas sei também que você é um homem de FÉ e irá conseguir acalmar seu coração. "O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele." Alegro também com você pela Primeira Eucaristia de Alice, minha afilhada querida. É muito bom compartilhar desse importante momento de sua vida.
    Iracema

    ResponderExcluir